quinta-feira, 11 de abril de 2013

E se...



Vendo o filme e ouvindo a música "Garota de Ipanema", a gente observou que Tom e Vinícius fazem uma representação bastante idealizada, singela, delicada e romântica de uma jovem de 17 anos (a Helô Pinheiro) e também de Ipanema. Da década de 1960 até hoje, os jovens mudaram muito... Ipanema mudou muito... o Brasil mudou muito...

E se Vinícius de Moraes e Tom Jobim tivessem em Ipanema e observassem as jovens de hoje? O que ele veria em Ipanema?

A partir dessa provocação fizemos uma espécie de sátira da situação de composição da música e do início do filme Garota de Ipanema (1967). Vamos conferir?

Obs.: O objetivo dos textos é criar uma crítica bem humorada, transpondo a situação da criação da música Garota de Ipanema para os dias atuais. Claro que as representações aqui construídas não são totalizadoras... claro que existem tipos diferentes de meninas. Mas é uma sátira. Tudo é exagerado para gerar reflexão e humor. É apenas um exercício de olhar crítico e humor.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

#SalveIpanema

2013. Tom Jobim e Vinícius de Moraes estão em um bar em Ipanema, conversando. De repente passa uma jovem que chama a atenção: Ela tem bundão, peitão, coxão. Tudo devidamente comprado, de silicone. 1,60 e com uma postura um pouco arqueada (de taaanto malhar). Cabelo de megahair com luzes californianas. Lindas lentes azuis nos olhos. Ela chama a atenção pelo exagero, pela pouca idade e pelo som alto que vem da sua caixinha de som que toca funk, ligada direto no seu Iphone.
No ritmo do batidão, atravessa a rua, desviando dos carros. Ao chegar na praia, faz o duckface, tira uma foto e posta logo no Instagram. Nesse momento, acontece um arrastão e ela entra correndo num bar. Liga pra uma amiga e cancela a praia de Ipanema.
A jovem vendo a confusão de Tom e Vinicius com toda essa novidade, chama os dois para a laje da casa da amiga. Lá ela fica tomando sol e Tom e Vinícius vendo Ipanema lá do alto, lá de longe. #PartiuLaje #PartiudeIpanema.

(Texto produzido pelos alunos do 8 ano do Colégio Divina Providência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário